domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sófocles e o mundo moderno

_Medo do que?
_É medo!! Isso te atrasa a vida! Atrai coisas ruins!_o era insustentável aquela conversa...Tinha algo de louco e doentio naqueles pensamentos..._ Mas por que te preocupas tanto com questões que particularmente não te dizem respeito nenhum?
_ É sorte! Estamos aqui pela obra do divino acaso. Nada explica o acaso! Estamos aqui pelo mais absoluto acaso!
_ E se fosse o acaso?! Não concordas que pela falta do mesmo, nós, seres humanos e criadores que somos, já não teríamos nos permitido a própria criação de um sentido?! No fim das contas teria lá feito diferença?! A verdade é que ainda estamos aqui! Vivendo e... bom! Isso aqui pra mim é muita conversa de doido...!
_ É isso!! Todos dão um sentido pra vida! As pessoas costumam crer em algo muitas vezes até tão particular que nem pode ser discutido! Mas o que não se pode admitir na própria consciência é que a vida pode não ter sentido nenhum! Somos frutos do acaso! Filhos da sorte! Está além da nossa e compreensão, das nossas mãos! O homem se torna incapaz!
_ Pois como diz isso meu amigo? E não seria o homem capaz de tudo? Duvidas agora do próprio poder? A verdade é que te tornastes um velho! E antes do tempo! Deixastes vencer! Vencido pela insegurança! Acaso não lembras da força da juventude? Quanto tudo podias? Não questionavas, essa é a chave!! Foi tudo possível! Chegaste até aqui! És ciente de teu caminho! Envelheceste,é isso é que foi! Perdeu-se!Derrotou-se a si próprio! És teu pior inimigo! É esse pessimismo! E conformismo! Sinceramente não sei qual de suas características se torna mais trágica!
_ Somos filho do nada! É isso... Sófocles diz que talvez a melhor das bênçãos seria nunca ter nascido! É isso, é isso...
_ Ei! Espera pra entender a vida depois que tiver passado um pouco mais por ela vai... O que Sófocles sabia sobre aproveitar a vida heim? Relaxa meu amigo!
_ Algo me diz que passarei pela vida com essa angústia a me atormentar...
E foi exatamente nesse momento em que a enfermeira salvadora apareceu no berçario, acabando com a gritaria e choradeira que estava a incomodar os pacientes terminais do outro lado do hospital.

Nenhum comentário: